Artistas e co-realizadoras
Cécile Palusinski – escritora e artista sonora
Elsa Mroziewicz – artista visual e realizadora de animações
Cécile PALUSINSKI
Autora
Como escritora, publicou várias obras desde 2005. Há seis anos, participa em projetos transmídia, NORD SUD, publicado em 2019, e ARBRES-MONDES, produzido em 2022, finalista do Prémio BolognaRagazzi CrossMedia Awards da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha. Foi vencedora da residência de escrita da Villa Formose em Taiwan em 2023 pelo projeto de fresco sonoro em realidade aumentada Villes flottantes e vencedora em 2025 da Villa Albertine nos EUA. Presidente da associação Socotra dragon blood tree, escreveu um relato de viagem a Socotra, no âmbito de uma residência na Fundação Jan Michalski em junho de 2023, e publicou em dezembro de 2023, em colaboração com Benoît Palusinski, um livro de fotografias e poemas pela editora Melrakki.
Atualmente, participa no projeto «Les gardiens de l’océan» (Os guardiões do oceano) com Elsa Mroziewicz. Também co-realizou vários projetos de podcasts: Destin(s) de la Grande Région (Destino(s) da Grande Região), produzido pelo Grupo de Trabalho Cultura da Cimeira da Grande Região, ou ainda o podcast da exposição La Panthère des Neiges (A Pantera das Neves) do fotógrafo Vincent Munier.
Ela também é presidente da associação La Plume de Paon, que trabalha para o desenvolvimento do audiolivro francófono, e é fundadora da agência de formação e consultoria NUMERED Conseil, dedicada aos profissionais da cultura que enfrentam a transformação digital. Nessa qualidade, ela intervém regularmente para o Instituto Francês, na França e internacionalmente.
Elsa Mroziewicz
Artista visual multidisciplinar
Elsa co-realizou o projeto transmídia ARBRES-MONDES, selecionado para a feira internacional do livro de Bolonha. O seu livro pop-up gigante aumentado de Baobab está entre os finalistas do prémio MEGGENDORFER FOR ARTIST BOOKS 2023 (EUA) e foi exposto na fundação Goodplanet em Paris.
Como ilustradora, criou vários livros ilustrados e livros de artista animados que foram expostos em museus, salões e mediatecas, incluindo em Nova Iorque, na Columbia University (Rare Book and Manuscript Library), em Praga, no B1 Centre for contemporary design, ou em Itália, na Milan Design Week. Elsa publicou vários livros infantis pela Minedition, que receberam críticas entusiásticas: The New York Times, The Wall Street Journal, News & Observers.
Atualmente, ela desenvolve obras sonoras em realidade aumentada que questionam a relação do homem com a natureza, em colaboração com a autora Cécile Palusinski: «La forêt Universelle» (A Floresta Universal), sobre animais em vias de extinção (apoiada pela Fundação Michalski), «Le sacre des oiseaux» sobre aves migratórias (vencedora da Villa Swagatam na Índia, organizada pelo Instituto Francês da Índia e pelo MAD Salon+Lab), e «Villes flottantes», sobre a proteção dos oceanos, e «Les gardiens de l’océan» (experiência em RM).
Em 2025, Elsa é vencedora do prémio Villa Albertine nos EUA pelo projeto Villes flottantes (Cidades flutuantes).
Música : Jean-Paul Le Goff
Voz : Bernard Gabay (français), Emma Gariepy (anglais), Marcello Lunière (brésilien)
Tradutores : Susan Pickford (anglais), Marcello Lunière (brésilien)
Bordados : Kalhath Institute (Inde), Boi da Floresta (Brésil)
Webdesigner : Michel Ravey
Desenvolvedores : Editions Volumiques / Robin Moretti